COLOPROCTOLOGIA
A Coloproctologia é uma especialidade médica que teve sua origem em 1835 quando foi aberta em Londres na Inglaterra uma enfermaria dedicada às doenças do ânus e reto. Pouco tempo depois seu fundador Frederick Salmon conseguiria do prefeito de Londres a construção do Hospital São Marcos pioneiro no diagnóstico e tratamento das doenças do ânus e reto. Dali a especialidade se espalhou pela Europa.
Posteriormente o hospital londrino se tornou um centro de referência reconhecido internacionalmente e a especialidade incluiu os cólons dentro da área de sua competência. Portanto a coloproctologia é a especialidade que há mais de 150 anos pesquisa, publica, ensina, diagnostica e trata as doenças do intestino (cólons), reto e ânus.
COLOPROCTOLOGISTA
O médico coloproctologista é formado por residência médica em Cirurgia Geral como pré-requisito para nova residência em Coloproctologia. Entre quatro e cinco anos de treinamento em serviços especializados este profissional da saúde está pronto. Com o certificado de residência médica ele se habilita a membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e ao concurso para obtenção do título de especialista. Frequentar congressos da especialidade e cursos se torna obrigatório para aperfeiçoamento.