X
Leonardo Huber Tauil - Doctoralia.com.br

Tumores dos colon e reto (intestinos)
Os tumores do intestino, muito frequentes atualmente, são aqueles acometem os cólons e o reto. Nos dias atuais , na maioria dos casos, são curáveis se forem detectados precocemente. Eles se originam em pólipos que surgem nos colons e reto, que na maioria dos casos são lesões muito pequenas que não dão sintomas, ou seja crescem e se transformam sem que a pessoa perceba. Assim, consultando o médico coloproctologista e por solicitação de uma colonoscopia(endoscopia dos colon e reto) esses pólipos podem ser vistos e são retirados. Se houver alguma dúvida em relação ao caracter de malignidade desses pólipos ou mesmo um tumor o coloproctologista irá esclarecer pelo tratamento mais adequado ou mesmo indicar o tratamento cirurgico se for o caso. O ministério da saúde estima que em 2016 serão 34.280 novos, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres.

Diverticulite
Os divertículos são pequenas saculações ou bolsas que se formam na parede do intestino(colons), como se fosse uma pequena hérnia. Eles são mais frequentes nas pessoas acima de 60 anos(1/3 da população tem divertículos) . Aos 80 essa cifra chega à 2/3. Porém não é incomum se diagnosticar essas formações em pessoas mais jovens. A diverticulite acontece quando os divertículos inflamam e podem perfurar formando um abscesso, ou uma peritonite em casos mais graves quando a infecção se dissemina pelo abdome. O sintoma inicial é dor aguda do lado esquerdo da barriga
acima da virilha que não melhora com analgésicos comuns. Assim é importante entrar em contato com o médico coloproctologista, se for possível, e ao mesmo tempo se dirigir a um hospital para atendimento na Emergência. É possível que a pessoa já saiba que tem divertículos o que facilita a confirmação do diagnóstico.

Síndrome do colon irritável
A síndrome do colon irritável é um termo aplicado a uma associação de sintomas, que consiste de dor abdominal, sensação de flatulência, constipação (“intestino preso”) e/ou diarréia. Muitos pacientes alternam diarréia com constipação. Não chega a ser uma doença e sim um disturbio benigno e funcional do intestino podendo estar associado a períodos de tensão emocional. No entanto é fundamental a colonoscopia para excluir os tumores e doenças mais sérias do intestino. Consultando o coloproctologista o paciente receberá orientação dietética e de medicamentos que
aliviarão os sintomas;encaminhamento para psicoterapia também poderá ser sugerido.

Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn
A doença inflamatória intestinal (DII) pertence a um grupo de doenças inflamatórias crônicas, de causa desconhecida, que envolve os colons e reto. A DII engloba principalmente duas doenças: a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. A Doença de Crohn pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal (da boca ao ânus)
enquanto que a Retocolite Ulcerativa esta confinada ao intestino grosso (cólon e reto). O sintoma principal é a diarreia que pode vir acompanhada de eliminação de sangue, muco e/ou pús. Qualquer pessoa com diarreia que se prolonga por mais de 15 dias necessita uma consulta com coloproctologista para investigação da causa.

Problemas comuns do ânus e reto
Hemorróidas
São novelos(mamilos) de veias varicosas localizados na parte inferior do reto próxima ao anus. Uma em cada três pessoas experimentam sintomas das hemorróidas em algum período de sua vida. O sinal mais comum é a eliminação de sangue vivo durante a evacuação , sem que haja dor. Porém pode acontecer ardência e prolapso de algum mamilo que se reduz espontaneamente sem a pessoa sentir ou mesmo obrigando à redução durante a higiene. Uma outra forma de apresentação frequente do problema é o aparecimento de uma elevação (bolha, caroço, nódulo etc…) no anus, de
forma aguda e que provoca dor. O exame local pelo especialista diagnostica uma trombose hemorroidária externa.
Hemorróidas não causam câncer, porém seus sintomas, particularmente o sangramento, são similares aos dos tumores do intestino. Portanto é importante que sejam sempre investigados pelo coloproctologista.

Fissura anal
A fissura é considerada uma úlcera que ocorre no ânus, que provoca dor durante às evacuações. É comum que haja sangramento . Normalmente vem associada com constipação intestinal (prisão de ventre). Esta é a forma mais comum conhecida como fissura anal crônica inespecífica. Porém existem outras formas associadas a retocolite ulcerativa, doença de crohn, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis e tumores do anus . Por isso o coloproctologista deve ser consultado para afastar através de exames complementares o diagnóstico de tais doenças.

Cisto pilonidal
O cisto pilonidal ocorre habitualmente na parte superior da prega que divide as nádegas, logo acima do ânus. É um problema muito comum, normalmente associado a hipertricose (pessoas com muito pelo) que se manifesta de forma crônica por dor e secreção na região sacrococcigeana e de forma aguda por abscesso local que pode requerer procedimento cirúrgico urgente. O tratamento da forma crônica sofreu uma atualização nos últimos anos, que modificou o modo de abordagem desse problema até então cirúrgico de imediato em todos os casos.